Do que se trata a psicoterapia?
- Fernanda M. Brentegani

- 30 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de jan. de 2022

Muitas pessoas ainda veem a psicoterapia como um último recurso, uma decisão a ser tomada só depois que “se perdeu o controle” e as emoções e os problemas gerados por elas já estão muito exacerbados.
Esta é uma forma equivocada de pensar. É fundamental entender que buscar ajuda de um profissional não é sinal de fraqueza. Ao contrário, é um sinal de lucidez e autorrespeito, para tratar as emoções com o devido cuidado.
A psicoterapia é valiosa em casos de ansiedade, depressão, quando passamos por alguma dificuldade e conflitos internos, e também, no processo de emagrecimento para tratar transtornos alimentares, controle da mente sobre as emoções que levam a pessoa a comer, e na aprendizagem de novos hábitos e estilo de vida mais saudável, entre outros.
Além de todos estes benefícios, ela pode ir muito além – e principalmente, pode ser utilizada quando as dificuldades ainda estão no início e podem ser tratadas com mais facilidade.
Por isso, recomenda-se terapia também para quem busca se conhecer melhor, encarar os incômodos do dia a dia, enfrentar situações com mais coragem, lidar melhor com as tristezas, bloqueios enfrentados em diversas áreas como profissão, relacionamentos, escolha de carreira, entre outros.
O apoio de um profissional é riquíssimo e é muito diferente de conversar com um amigo. O psicólogo irá conduzir o tratamento para que possam ser identificados sentimentos e pensamentos, que podem precisar ser ressignificados. O autoconhecimento produzido neste processo é o ponto de partida para que se possa reorganizar a vida de forma mais leve e saudável.
Vivemos em um tempo de hipervalorização da felicidade, em uma sociedade que parece cobrar a todo tempo que estejamos bem e tenhamos sucesso. A sensação de não alcançar esse modelo ideal pode ser angustiante.
É preciso aceitar que a vida não é perfeita e lidar com as frustrações e tristezas que fazem parte dela. A terapia auxilia a desenvolver um olhar mais saudável sobre si, sobre as pessoas e relações. É um espaço de acolhimento e compreensão, nos quais se trabalha as emoções e os olhares sob diferentes perspectivas.
Não há maior riqueza do que saber quem somos. A psicoterapia ajuda a tornar os caminhos mais leves, evitando que se leve na bagagem mais peso do que é necessário – e entendendo que é possível caminhar na direção a felicidade muito antes de tê-la perdido por completo.
Ainda está em dúvida sobre realizar ou não psicoterapia?
Entre em contato, que irei tirar todas suas dúvidas!
Com carinho, Fernanda Brentegani


Comentários